Preservação da fertilidade para pacientes com cancer ou doenças auto-imunes

Oncofertilidade

Muitos homens com diagnóstico de câncer pensam na importância de preservar a sua fertilidade e querem informações sobre as suas opções.

Contudo pacientes podem não se sentirem confortáveis para tratar sobre fertilidade.

 

Pacientes podem não saber das suas opções para preservar a fertilidade.

 

Pacientes podem estar focados no diagnóstico do câncer e não serem capazes de pensar sobre a fertilidade ou na possibilidade de ter uma família no futuro.

 

Os homens podem se arrepender no futuro por não terem considerado questões sobre fertilidade antes de começar o tratamento de câncer.

 

Entender que existem opções disponíveis para preservar a fertilidade e indicar especialistas pode melhorar o estado emocional e a qualidade de vida dos pacientes no futuro.

 

Pode ser que você não se sinta confortável para conversar com os seus pacientes sobre o risco de infertilidade relacionado ao câncer ou ao tipo de tratamento planejado. Você pode utilizar esses tópicos para iniciar a conversa:

 

  • O câncer e o tratamento contra o câncer podem afetar sua fertilidade.

  • Com base no seu plano de tratamento, o seu risco de infertilidade é [alto, moderado, baixo] (consulte a tabela a seguir).

  • Você já pensou em ter um filho/mais filhos? Embora isso possa não estar em seus pensamentos agora, muitos pacientes queriam ter pensado sobre isso quando eles tiveram a oportunidade.

  • Você tem opções para tentar preservar a sua fertilidade antes de iniciar o tratamento de câncer 

  • O câncer, o tratamento contra o câncer ou a preservação da fertilidade não vão prejudicar o seu futuro filho. Apesar de existir a chance de você passar gênes de cancerígenos, nós podemos fazer testes para detectá-los.

  • Os procedimentos de preservação da fertilidade não tendem a aumentar o risco de reincidência do câncer.

  • Podemos indicar um especialista em preservação da fertilidade se você desejar saber mais sobre as opções disponíveis.

Lembre-se de que há outras maneiras de construir uma família após o câncer se não tivermos sucesso na preservação da sua fertilidade agora. Falar com um especialista pode ajudar você a explorar outras opções que podem ser melhores.

 

Opções para Preservação da Fertilidade

 

Existem duas opções básicas para homens com diagnóstico de câncer que desejam preservar a fertilidade:

 

  • Armazenar esperma antes do tratamento do câncer; 

  • Proteção da radiação dos testículos durante a terapia por radiação

  • A crioprerservação de tecido testicular também é uma alternativa, técnica considerada experimental.

 

A American Society of Clinical Oncology e a American Society for Reproductive Medicine recomendam que, quando possível, pacientes em risco sejam encaminhados para especialistas em preservação da fertilidade antes de iniciar o tratamento de câncer.

Posts Em Destaque

Parceria de sucesso entre o First Egg Bank e a In Vitro Embriologia Clínica e Consultoria tem trazido resultados positivos para os pacientes da Reprod...

18/3/2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Parceiros: